2014 março

A 1ª campanha internacional a gente nunca esquece (com Lenny Kravitz)

Posted by | Campanha | One Comment

Design e música são os principais pilares da marca de óculos e acessórios Chilli Beans. Lenny Kravitz, fanático por óculos escuros e uma das figuras mais influentes do rock, é o criativo da Kravitz Design, que assina desde projetos de decoração, como suítes em hotéis luxuosos, até linhas de produto, como cadeiras para a empresa italiana Kartell em parceria com Philippe Starck. Estava escrito nas estrelas. Após alguns e-mails trocados, fechou-se um contrato de parceria entre Chilli Beans e a Kravitz Design.

A Fracta, agência da Chilli Beans, tinha então um grande desafio: produzir sua primeira campanha no exterior com um astro internacional. Em nossas mãos, um briefing, uma estrela super exigente, um budget apertado e algumas opções de diretores.
960x720_93_20140319_120519_Jose_Caporrino
Jose Caporrino, diretor de criação da Fracta Propaganda
Iniciamos, com parceiros brasileiros, uma produção nas Bahamas. Em pouco tempo tudo mudou para Miami, depois Paris (duas locações), daí foi para um estúdio em Nova York, cogitaram filmar em Los Angeles e, finalmente, acabamos voltando para Miami. Foram três meses de trabalho adaptando os treatments do filme quase que semanalmente às locações, seguindo a louca agenda de Mr. Kravitz.

Após muitas idas e vindas, acabamos optando, por uma série de fatores, pela famosa fotógrafa de moda alemã Ellen von Unwerth, que assina capas das revistas mais bacanas, campanhas e videoclipes carregados de atitude e sensualidade.
Conhecemos pessoalmente a Ellen e sua equipe na noite anterior. Jantamos todos e alinhamos os detalhes finais da produção. Uma equipe realmente internacional, com alemães, italianos, americanos, holandeses, franceses e nós, brasileiros.

Acordamos cedo, tomamos café da manhã, colocamos o endereço no GPS e fomos para a fronteira da cidade de Miami. Chegamos ao International Inn, um hotel decadente frequentado por aposentados, travestis e tipos estranhos. Ellen e sua equipe já estavam lá. Na suíte 214 a estonteante modelo romena Nicoleta Vaculov começava a ser maquiada; no páteo, um El Camino SS 1971 batido. Apesar da hora, o calor estava de matar. O dia prometia.

Depois de meses de pré-produção, profissionais que voaram de todos os cantos do mundo recebem uma ótima notícia do agente do astro: Mr. Kravitz acordou disposto e virá para a gravação. Que bom, pensei.

Lenny entra pela porta, cool, sem alarde. Simpático, cumprimenta a todos e vai para o trailer se aprontar. Volta vestido com uma calça de couro, botas, camisa preta e as características pulseiras e anéis.

Prontamente, escolhe dois óculos e um relógio do case e vai para o segundo andar do hotel. Ele já havia trabalhado com Ellen e tinha uma relação de confiança. Todos conversamos sobre o plano de trabalho.

Iniciamos com as tomadas do lado de fora da suite; logo estávamos em 15 pessoas mais a iluminação dentro de um quarto de pouco mais de 10 m² sem ar-condicionado. Ellen, Lenny, a modelo e o câmera se divertiram a valer. Pulavam na cama feito crianças com suas câmeras, guitarras e garrafas de vodca.

Após o almoço, fomos fazer as tomadas da piscina e, ao pôr-do-sol, estávamos filmando a cena dos papparazzi no El Camino. Com a gritaria da cena, uma fã se aproximou e viu o Lenny. Foi bem difícil, mas convencemos a intrusa a se retirar.

Para fechar, optamos pela força de um filme preto e branco (assista ao lado) e trilha dos Doughboys, uma banda de garagem da década de 60. Conseguimos um clima trash, sexy e cafajeste. Puro rock ‘n’roll, pura pimenta.

Jose Caporrino, diretor de criação da Fracta Propaganda com exclusividade para oClubeonline.

Update or Die

Posted by | Uncategorized | No Comments

Screen Shot 2014-03-21 at 2.20.42 PM

Miami. Um hotel à beira da estrada. O roqueiro cansado das infinitas viagens descansa em seu decadente quartinho quando recebe a inusitada visita da moça do quarto ao lado, já vestida do jeito que ele a imaginou. Suas intenções são assim tão claras.

Veja na íntegra.